Nossa história

Quem foi Félix Chomé
Félix Camille Albert Pierre Chomé nasceu na Bélgica, em 1888. Aos 23 anos, ingressou na ARBED, grupo siderúrgico de Luxemburgo que foi um dos fundadores e o principal acionista da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, hoje, ArcelorMittal Brasil. Metalurgista de carreira, Chomé foi presidente da ARBED entre 1952 e 1961 e, nesse período, veio ao Brasil diversas vezes.
Nasce a Fundação
Em 1953, durante uma de suas visitas, Chomé decidiu criar uma fundação para apoiar os estudos de empregados da Belgo-Mineira e, para isso, doou uma parte generosa do seu patrimônio. Havia trinta anos que perdera seu único filho e deixar um legado de educação para as futuras gerações, segundo ele, “confortava seu coração de pai.”
Alice Bastian
Alice
Bastian
Alice Bastian
Félix Chomé dirigiu a Fundação até o final da vida, em 1972, quando foi sucedido por sua mulher, Alice Bastian Chomé. Residindo em Luxemburgo, Alice era representada no Brasil por Joseph Hein, presidente da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira. Com a atribuição de prestar assessoramento à presidente e a seu representante, foi constituída a primeira Comissão de Bolsas, então formada pelo professor Luiz Adelmo Lodi e pelos doutores Hélio Braz de Oliveira Marques e Paul Herriges. Alice, assim como o marido, permaneceu à frente da Fundação até a morte, em 1984.
Jules Pauly
Jules
Pauly
Jules Pauly
Nascido em 1919, em Luxemburgo, Jules Pauly completou seus estudos superiores de Direito e Economia em Paris. Ao voltar à terra natal, foi preso pelos nazistas. Após ser libertado, iniciou sua carreira na sede da Arberd, em 1943. Durante toda sua trajetória profissional, cuidou dos assuntos sociais do Grupo, entre eles, supervisionar as operações da Fundação Félix Chomé, mesmo estando em Luxemburgo. No início da década de 60, Jules Pauly vem ao Brasil pela primeira vez. Convidado, em 1974, para o Conselho de Administração da Fundação, assume a Presidência da instituição em 1981. Por motivos de saúde, Jules Pauly deixa a presidência em 1995, e é sucedido por seu filho François Pauly, atual presidente do Conselho de Curadores.
Agradecimentos
Nosso reconhecimento a todas as pessoas que enriquecem nossa história, em especial, aos doutores: François Moyen, Joseph Hein, Paul Herriges, Hélio Brás de Oliveira Marques, Raul Machado Horta e Sebastião Pimenta Barroso.
À administradora de empresas Lucie Marlene Sion, que dedicou grande parte da sua vida à gestão administrativa da Fundação Félix Chomé, a nossa homenagem e gratidão.
Desenvolvimento: